quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Panta Rei






Mudamos tanto, o tempo todo.


Ao pensar nesse tema sobre mudanças lembrei-me de uma música de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown – Sem você ' Busy Man ' :

“ às vezes acredito em mim, mas às vezes não. Às vezes tiro o meu destino da minha mão. Talvez eu corte o cabelo, talvez eu fique feliz. Talvez eu perca a cabeça, talvez esqueça e cresça...".


A procura pela mudança muitas vezes é sofrida, inserta e solitária; avançamos dias e madrugadas pensando no que fazer, pois a falta de coragem de encarar o desconhecido nos distância do que queremos ser. Não é fácil tomar decisões que talvez mudem o sentido de tudo que estamos vivendo. Mudar de trabalho, curso ou cidade são escolhas complexas. E o que fazer? Esperar? Não, temos essa decisão dentro de nós! Acredito que quando já não nos adaptamos com algo o nosso ser pede mudanças. E lutar contra o nosso ser é cruel. Então, só nos resta mudar. Ou a infelicidade virá. E acima de tudo só nós podemos fazer essa ou essas mudanças.

Heráclito diz: “Tudo flui (panta rei), nada persiste, nem permanece o mesmo”.

Nós somos a mudança. A mudança que queremos ser. E para onde queremos que ela mude é nossa responsabilidade.


Fernando Pessoa, um dos poetas que mais admiro, nosso navegador solitário diz:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".


O primeiro passo é aterrorizante. Como deixar algo que já faz parte de nós? É ai que temos que persistir e encontrar a saída, e saber que ela existe. Um sonho não deve ser deixado para trás, buscá-lo nos tornam melhores, mesmo que lá na frente ao olharmos para trás iremos perceber que: “É, não valeu tanto a pena”. Eu digo ao contrário, que valeu a pena sim, e muito, pois uma mudança sempre te levará para algo novo, e saiba que a cada decisão você não será mais o mesmo, estará em constantes mudanças o que mostra como é bela a vida. E como é encantador acreditar em possíveis realizações, acordar e recomeçar num novo dia lutando por novos desafios, enfrentando obstáculos que jamais imaginamos ultrapassar, isso nos mantem vivos, e em alerta de que sempre temos que continuar na caminhada, pois existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho.


Pense, onde você está hoje, onde estava ontem, e o que irá fazer para o amanhã? Aproveite o hoje para fazer um novo amanhã.


O amanhã está conosco. É seu e ninguém poderá tirá-lo de suas mãos.



τὰ πάντα ῥεῖ καὶ οὐδὲν μένει (tudo flui, nada fica parado.)



PHdeLima


*não deixe de comentar, isso é muito importante para o blog (Comment on this text).

Um comentário:

PHdeLima. Tecnologia do Blogger.